Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O dia em que eu descobri o quanto é horrível ser obesa.



Ontem eu vi uma foto minha de agosto desse ano. Eu estava sentada de perfil no casamento de uma das minhas melhores amigas. Estava de vestidinho amarelo de manguinhas, tudo muito bonitinho, se não fosse a pessoa que mal cabia na cadeira, sem postura, de 116 kg dentro do vestido. Essa foto me mostrou a realidade, me mostrou que eu evito me deparar com a realidade, a maioria das minhas fotos é de rosto, maquiada, bonitinha, e o espelho mostra apenas o que eu quero ver. Ver a foto foi um choque, mas ontem quando vi eu pensei "ok, tenho que emagrecer, quando eu tiver o bebê vou fazer Dukan e emagrecer rápido".

Hoje, peguei o resultado do meu ultrassom de 3 meses que fiz na semana passada, aí outro choque. Está tudo bem com meu bebê, a translucência nucal (que mostra a propensão do bebê ter alguma síndrome, como Down) está abaixo de 3mm, está em 1,8mm e isso é considerado normal, apesar de não excluir a possibilidade de síndromes, esse número diminui as chances. Ok, tudo bem. O problema é a observação no final do exame. Obs.: avaliação da morfologia fetal comprometida devido ao biotipo materno. Traduzindo: Não deu pra ver o bebê direitinho porque a mãe é obesa. Aí, isso sim, acabou comigo. A pequena possibilidade de que algo possa estar acontecendo com o meu bebê e a gente não conseguir ver porque eu tenho gordura abdominal demais, me desespera. Eu me sinto envergonhada, culpada e, até, irresponsável. 

Minha gravidez não foi planejada, aconteceu sem eu esperar, sempre tive em mente que seria melhor eu sair dos 100 kg, pelo menos, para que eu pudesse pensar em ter um bebê. Só que não dá mais para voltar atrás, o que eu devo fazer agora é pensar no daqui pra frente.

A realidade é que até esse momento, a ficha realmente não tinha caído da gravidade que é a obesidade, tanto pra mim, quanto pra minha gestação, pro parto e também para o meu bebê. Eu cheguei a marcar nutricionista muito mais por saber que eu tenho que me preocupar do que por realmente me preocupar. Faz duas semanas que peguei o plano alimentar e nessas duas semanas eu não fiz NEM UM DIA corretamente sequer, ou comi de menos, ou comi demais. Simplesmente fui levando como se estivesse tudo bem, como se eu fosse "normal" e não estivesse no grupo de risco que mais cresce no mundo, os obesos. Amanhã tenho retorno na nutricionista e, nessas duas semanas, eu engordei, pelas minhas contas 1,500kg. 

Eu preciso e vou entrar na linha. Até este momento, era apenas vaidade, apenas um desejo pessoal, uma necessidade de conseguir realizar um sonho que desde que me conheço por gente eu tenho, emagrecer. Agora é mais do que isso, eu cansei de ser obesa, pelo motivo certo, eu quero ser saudável e viver muitos anos para a minha família. Além disso, eu vou ter que cuidar do meu bebê, não quero passar meus hábitos totalmente errados de alimentação para ele, e isso começa agora, enquanto ele está dentro de mim. 

Meu namorado também é gordo, e também está cansado de ser assim, mas eu nunca o apoiei de verdade, porque eu achava que era frescura. Pra quê? Eu acho ele tão lindinho assim. Estava errada, totalmente. Ele sozinho não consegue mudar... não é fácil assim. E a gente sabe que a mola propulsora de uma família, é a mulher. Somos nós que, geralmente, cuidamos da casa e da alimentação da casa. Eu vou ter que virar essa mulher, que cuida de si e das pessoas que ama. O Thiago sugeriu que nós víssemos hoje um documentário sobre Obesidade Infantil que saiu em 2012, vocês já viram?

O documentário Muito Além do Peso está disponível gratuitamente na internet e acho que vai ser muito bom assistir. A minha opinião até o momento, é que a culpa da obesidade infantil é completamente dos pais, a falta de rotina... mas antes de opinar, eu quero ver o documentário e aí eu venho aqui contar pra vocês.

Um beijo meninas, se cuidem!!!
<3


6 comentários:

  1. Oi Natália! Agora tem que pensar e se preocupar por 2 né! Força que você consegue, não precisa emagrecer, apenas perder gordura ;)

    Tô contigo! Precisando é só gritar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nath já sou mãe a 18 anos e sempre obesa, porem sempre pirei na alimentação do meu filho, todo dia eu falo sobre emagrecer ele malha então é musculoso mas eu sempre digo sua genética é p engordar tem que se cuidar todo dia, engordar é fácil porem emagrecer é o inferno na terra, isso é ser mãe é querer cuidar e amar quando ainda está dentro da gente e vc está no caminho certo o de "querer mudar", força ai e novamente meus Parabéns pelo baby. Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Parabéns pela sua atitude em querer mudar, a mudança começa conosco mulheres, somos responsáveis pelo que a nossa família come, tudo que eu como minha família come em porções maiores claro mais é a mesma coisa, meu marido até reclama da quantidade de matos que tem no prato rs, hoje por exemplo tinha agrião, salada de alface com tomate, cebola e pimentão, tinha brócolis e couve fininha refolgada e ele disse nossa quanto mato, e eu respondi tem que ser assim pra termos saúde e ele e minha filha de 6 anos come tudinho hoje ela raspou o prato no almoço ela ama brócolis e salada de agrião, pois bem somos nos e parabéns pela gestação e se alimente bem sim seu bbzinho vai nascer com uma saúde de ferro... bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga só de vc querer se cuidar já é um passo pense no teu filho, na saúde dele, com certeza vai conseguir melhorar tua alimentação, o meu sonho é ser mãe, mas tenho plena consciência de que antes de emagrecer muito eu não posso, por isso preciso lutar até o fim...Bjos

    ResponderExcluir
  5. Agora é o melhor momento para entrar na linha! Você tem um motivo, o mais importante de todos. O bebê vai crescer com bons exemplos dos pais.

    E sim, sim, sim, sim, sim!!!! Está tudo ótimo com ele. Logo ele vai estar lindo e feliz, em casa, brincando e riscando as paredes!!!!

    ResponderExcluir
  6. Naty, to gostando de ver você se alinhando com seus objetivos!
    Eu também decidi registrar os eventos e tentar me encontrar melhor nessa minha vida...
    anota aí meu blog: http://deixandodesermetafora.blogspot.com.br/
    Quero contatos pra poder trocar experiência. Would you help me?
    Beijos, t amo!

    ResponderExcluir